Blog
23
Nov
2019
Aconteceu! E foi um espetáculo!!!

Aconteceu! E foi um espetáculo!!!

IMG-20191124-WA0035.jpg

Aconteceu e foi um espetáculo de tirar o fôlego.

O 1º Festival Cultural Belo Arte Capoeira ocorrido no dia 23 de novembro de 2019 celebrou a Semana da Consciência Negra e foi marcado por diversas apresentações e momentos inesquecíveis. Começando com uma surpreendente e emocionante apresentação teatral, a encenação "A Esperança de ser Livre" convidou todos os presentes a refletir sobre a realidade de discriminação e preconceito ao qual grande parcela da população negra de nosso país ainda está submetida. No final ainda chamou a atenção para a necessidade de prevenção contra o câncer de próstata, uma contribuição do CNGV para as manifestações do Novembro Azul. O teatro contou com a participação de "atores" alunos da turma No Gingado da Vida que representaram um trecho da música "Esperança de ser Livre" (Mestre Barrão) e com a presença em cena das crianças da turma Crescendo e Gingando, que mostraram ao público cartazes com dizeres contra o racismo, elaborados por elas mesmas em oficinas realizadas nas aulas.

As crianças do projeto também brilharam quando apresentaram com maestria e muita "malandragem" a Sequência de Bimba, o primeiro método de ensino da capoeira, criado por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, ministrada pelo grande mestre para os iniciantes de forma simplificada e que permite aos alunos aprenderem jogando.

Outro momento de grande beleza cênica foi a apresentação de Maculelê, realizada por alunos da turma No Gingado da Vida. Vestidos a caráter, os alunos fizeram uma bela sequência desta dança folclórica originalmente praticada por negros e caboclos do Recôncavo Baiano, que simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos.

O Festival foi também o momento tão esperado pelos alunos iniciantes da prática da Capoeira: o batizado. Diversos alunos e alunas de todos as idades receberam a sua sonhada primeira corda. Foram distribuídas as primeiras cordas para as graduações mirim, infantil e adulta de 2019 do CNGV. Foi também o dia do reconhecimento do esforço cotidiano dos demais alunos que puderam realizar sua troca de corda. Muitas surpresas marcaram o Festival neste momento, com o reconhecimento do suor e esforço de diversos alunos que mereceram o reconhecimento do seu professor e dos demais presentes. 

Na programação também foi dedicado um momento de agradecimento e reconhecimento às diversas pessoas e parceiros que auxiliam o Projeto e sonham junto com CNGV formas de transformar a vida de pessoas através da Capoeira. 

E é claro... não faltou roda e muito jogo de capoeira. Com muito axé e ao som de uma bateria alegre e vibrante, todos puderam aproveitar o espetáculo para uma boa "vadiagem". Jogaram Mestres, Professores, alunos... enfim todos que tinham ginga no corpo tiveram a oportunidade de fazer aquilo que todo capoeirista mais sente prazer: celebrar a vida com os amigos em uma boa e amistosa roda!

Com imensa alegria e com o sentimento de dever cumprido, a equipe do CNGV agradece carinhosamente cada um dos participantes do Festival Cultural, a todos os pais, familiares, a todos os parceiros que acreditaram neste evento e pessoas envolvidas neste que foi o primeiro de muitos outros que virão. Não podemos deixar de fazer um agradecimento mais que especial ao Shopping Estação BH, nosso parceiro, por nos oferecer o Teatro Estação Cultural, que foi fundamental para realização de um grande espetáculo.

Ah, e não deixe de curtir as fotos do evento: já estão disponíveis em nossa página de fotos. Clique na imagem acima e veja como foi bonita a nossa festa! 

(Os créditos pelas fotos ficam para a Yellow Ballon Estúdio Foto, o estúdio de fotografia parceiro do CNGV no nosso Clube NGV de Vantagens)

Até o próximo!

 

 

CNGV

Comente essa publicação