FORMADO JABUTI
Eduardo Ferreira Teixeira, mais conhecido na capoeiragem como Jabuti, nasceu em Belo Horizonte, cresceu na região de Venda Nova, é casado e educador físico (formado pela Universidade Izabela Hendrix em 2014).
O seu primeiro contato com a Capoeira foi final do ano de 1995. A partir daí, já se somam mais de duas décadas de dedicação diária, inicialmente como aluno e desde o ano de 2001 como professor, quando iniciou o projeto social Capoeira: Um novo gingado na vida ? CNGV.
Por 22 anos fez parte do grupo Artes das Gerais, período no qual participou de vários eventos, congressos e encontros, incluindo Mundiais de Capoeira. A partir de 2016, passou a fazer parte do grupo Belo Arte Capoeira, no qual alcançou a última graduação na capoeira que é a Corda Vermelha.
Desde 2007 desenvolve o projeto CNGV no Centro Cultural Venda Nova, atendendo crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência, ofertando lazer, formação cultural, recreação, terapia ocupacional, iniciação musical, enfim, tudo o que a Capoeira é capaz de proporcionar a seus praticantes.
O trabalho realizado no decorrer desses anos é reconhecido na comunidade onde atua, já tendo recebido algumas homenagens, sendo a mais recente realizada no dia 18 de setembro de 2019 na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde recebeu o título "Cidadão que Brilha", condecoração prestada a cidadãos que realizam projetos voltados para a melhoria da sociedade.